Algarve - Cultura
Portugal é um país com uma cultura muito rica, mas terá oportunidade de verificar que cada região tem as suas particularidades. Este é, certamente, o caso do Algarve, onde se pode testemunhar a vida das pessoas através das artes e da música e confirmar quão diferentes são das de outras regiões portuguesas.
Actualmente, ainda é possível perceber as influências dos Mouros e o legado de cinco séculos de ocupação Árabe. Procure as ruas estreitas e as chaminés com as mais variadas formas e designs.
Também a não perder são os cestos feitos de folhas de palmeira, as cerâmicas e as muitas igrejas e castelos construídos em séculos anteriores. A cultura local e muitas das suas representações são hoje conservadas em museus, não só nos maiores centros litorais, como também nas pequenas cidades do interior.
A música e a dança são as expressões culturais que melhor reflectem a alma de um povo. No Algarve, a forma que melhor caracteriza o seu povo é o "Corridinho", uma versão folclórica alegre que, de acordo com vários testemunhos, nasceu da polka e da mazurka. Com a introdução do acordeão nos bailes nos finais do século XIV, os músicos aproveitaram a liberdade para inventar e reinventar as melodias até que nascesse o "corridinho".
O tilintar dos ferrinhos e o som do acordeão abrem alas aos dançarinos que entram em cena, com um olhar bem disposto debaixo do chapéu de feltro preto, para lhe mostrar como o Algarve dança o "corridinho".